terça-feira, 5 de julho de 2011

Jornalista britânico diz que governo Dilma deveria afastar Teixeira: 'Vocês não precisam dele'



Conhecido internacionalmente por suas reportagens investigativas, o jornalista britânico Andrew Jennings, autor de denúncias veiculadas pela emissora de televisão pública inglesa BBC contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, entende que o governo da presidenta Dilma Rousseff deveria agir para o afastamento imediato do cartola.

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, nesta terça-feira, pouco antes de participar da gravação do programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, que vai ao ar no próximo sábado, às 21h, Jennings lamentou uma suposta omissão do governo brasileiro em relação às denúncias contra Teixeira.

“Eu fico chocado que eles (do governo brasileiro) não estejam envolvidos. Vocês vão sediar uma Copa do Mundo. O que nós sabemos lá fora sobre o Brasil? Nós sabemos isso (tapa o nariz com o mão e insinua mau odor) por causa de Ricardo Teixeira. Não sou eu, é o que as pessoas pensam do Brasil. Se ele admitiu que aceitou propina, como pode administrar a Copa?”, disparou Jennings.

O jornalista da BBC revelou, em reportagem divulgada pela emissora recentemente, que Teixeira teria admitido suposto pagamento de propina na Fifa e tentado fazer um acordo com a Justiça da Suíça para barrar a divulgação dessas informações. Além disso, as reportagens apresentaram uma série de outras acusações também contra o ex-presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange.

“Qualquer presidente faz isso, se há algum problema. O Brasil parece agir de forma estúpida. Vocês não precisam disso. Você s podem organizar a Copa sem Ricardo Teixeira”, continuou Jennings. “Ele é a única pessoa nesse grande país com habilidades suficientes para organizar uma Copa do Mundo? Isso é um insulto.”

Andrew Jennings destacou o “histórico de corrupção” do presidente da CBF e do COL e afirmou que já passou o tempo do afastamento do cartola. “Ele está lá pelo dinheiro, não pelo futebol. Teixeira tem um histórico de corrupção. Como ele pode ter o controle da Copa da Mundo em suas mãos?”, questiona.

“Ele está sendo investigado neste momento. Me desculpem, mas em qualquer outro país, se você está sendo investigado por corrupção, o presidente vem e diz: ‘Simplesmente vá embora. Não estou condenando você, mas vamos ver o que acontece após as investigações’. É tempo de dizer: ‘Ricardo, acho que você tem que renunciar, você não acha?” Se vocês não fizerem isso, outros escândalos virão”, finalizou Jennings.

O jornalista da BBC está em São Paulo para divulgar seu livro "Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa: Compra de Votos e Escândalo de Ingressos", com denúncias envolvendo dirigentes do alto escalão da entidade máxima do futebol mundial.
Fonte: www.espn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário