terça-feira, 5 de julho de 2011

Como viver sem sacolas plásticas.


O jornalista e escritor Lucas Figueiredo relata sua agonia após o fim das sacolas plásticas na cidade de Belo Horizonte.

Trecho do seu relato:"DEPOIS DE 45 DIAS – As chances de você ter se tornado um junk plastic bag são imensas. Quando for ao sacolão, passará a acondicionar os legumes e verduras em várias sacos plásticos a fim de reaproveitá-los. (Esse também é um dado relevante: só as sacolas plásticas do caixa estão proibidas, os sacos plásticos – aqueles sem alça – que embalam alimentos in natura continuarão a ser “legais”). De repente, você se surpreenderá comprando legumes que nunca comprou antes só pela conveniência de ganhar um saco plástico.

Atenção: antes do advento do consumo consciente, você certamente amarrava a boca do saquinho plástico ao comprar berinjelas, por exemplo. Não repita esse gesto nunca mais. É grande a probabilidade de o nó inviabilizar o posterior reaproveitamento do saco.

Fique atendo também aos caixas do supermercado, que, ao passar a mercadoria na balança, pelo vício do hábito, tendem a dar o nó nos sacos plásticos. Explique a eles que você está matando cachorro a grito e que é capaz de cortar o dedinho esquerdo em troca de uma sacola plástica.

A agonia do jornalista está em seu blog, blog do Lucas Figueiredo

3 comentários:

  1. Outro dia fui a um supermercado e me atentei a falta de sacolas, logo fui lembrada da nova lei em torno das sacolas. Ah! Que saudades das tais sacolas, aliás sempre fui daquelas que levava umas a mais para servir as lixeiras de casa, mas e agora? Com novas idas ao mercado fui me adaptando e adaptando e hoje acredito que seja fácil incorporar esse novo hábito no dia a dia. Mas tenho que confessar uma coisa, acho fácil porque ainda não são todos os mercados que adotaram essa posição, e quando isso acontecer?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, o povo brasileiro se adapta rápido.
    Já passamos por mudanças mais complicadas como as várias trocas de moedas.
    Mas que vai ser difícil a vida sem sacola isso vai.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,
    Para acondicionar o lixo de cozinha e banheiro podemos usar as sacolinhas feitas de jornal usado. O blog "de verde casa" ensina como fazer.
    Abraços,
    Diane

    ResponderExcluir