sábado, 31 de maio de 2014
ENTREVISTA COM JANIO DE FREITAS
Janio de Freitas concede longa entrevista ao site governista Brasil 247.
Trecho onde Janio fala sobre desmilitarização da polícia:"Eu acho que é uma fantasia imaginar que isso vai terminar com o fim da Polícia Militar. Não é por aí. Pura e simplesmente a nova polícia – tenha o nome que tiver, com as armas que já estão aí, com os chefes, capitães, comandantes, com estes delegados – vai continuar praticando a mesma violência".
Entrevista completa AQUI
Continue lendo >>
IMPRENSA ARGENTINA POR GRACIELA MOCHKOSKY
"Meu refúgio foram os livros. Já publiquei seis livros de não ficção, de reportagem. Tenho aí, por um lado, a possibilidade de ser independente para escolher os assuntos e desenvolvê-los como desejar, sem censura e sem controle, e ao mesmo tempo me ocupar de temas de que a mídia jornalística não se ocupou, ou não se ocupou direito. Por exemplo, a relação entre ela mesma e o poder político.
Dois de meus livros, Timerman e Pecado Original, servem para contar o que aconteceu com o jornalismo na Argentina. [Jacobo] Timerman [1923-99] foi um grande editor de jornalismo nos anos 1960 e 70. Sua carreira se estendeu durante os anos de dominação militar, duas ditaduras na Argentina. Escrevendo sobre sua biografia, o que fiz foi contar essa relação entre jornalismo e poder político. Essa história termina no final de nossa mais recente ditadura, no final dos anos 1970 e começo dos 80.
Pecado Original, ao contar a história do Clarín, o maior grupo de mídia, multimídia, da Argentina, o que faz é contar a história da relação entre imprensa e poder, desde a retomada da democracia, em 1983, até 2011, quando o livro foi concluído".
Obs: Ela é linda.
A entrevista completa com Graciela pode ser lida no Observatório da Imprensa.
Continue lendo >>
A FACE SOMBRIA DA BELEZA
Biografias de Marlon Brando (1924 - 2004), “maior ator de todos os tempos”, existem aos montes. O jornalista francês François Forestier, ex-crítico de cinema com passagem pelas revistas “L’Express” e “Le Nouvel Observateur”, não quis fazer mais uma em “Marlon Brando – A Face Sombria da Beleza” (Objetiva). Nada de alinhar em tom alcoviteiro mitos e lendas em torno do fauno hollywoodiano que terminou os dias como um ogro solitário. Com uma bela imagem na memória, Forestier traça o seu retrato em forma de psicanálise – justo Brando que pirou Ralph Greenson, famoso analista que tinha divã cativo para Marilyn Monroe e Vivien Leigh. “Lá estava ele diante de mim. Tinha um sorriso enternecedor, uma vibração mágica. E também algo de perigoso, uma espécie de perfume negro. Ele tinha a beleza do diabo”, escreve o autor, na apresentação, sobre a visita do astro ao “L’Express”.
Fonte: ISTOÉ
Continue lendo >>
terça-feira, 27 de maio de 2014
Presídios Privados
Minidoc produzido pela agência de noticias Apublica, revela o que está por trás das construções dos presídios privados.
Assista o vídeo AQUI
Fonte: Apublica
Continue lendo >>
domingo, 25 de maio de 2014
David Harvey analisa O Capital de Thomas Piketty
"Há, contudo, uma dificuldade central no argumento de Piketty. Ele repousa sobre uma definição equivocada de capital. Capital é um processo, não uma coisa. É um processo de circulação no qual o dinheiro é usado para fazer mais dinheiro, frequentemente – mas não exclusivamente – por meio da exploração da força de trabalho. Piketty define capital como o stock de todos os ativos em mãos de particulares, empresas e governos que podem ser negociados no mercado – não importa se estão a ser usados ou não. Isso inclui terra, imóveis e direito de propriedade intelectual, assim como coleção de arte e de joias. Como determinar o valor de todas essas coisas é um problema técnico difícil, sem solução consensual. Para calcular uma taxa de retorno, r, significativa, temos de ter uma forma de avaliar o capital inicial. Não há como avaliá-lo independentemente do valor dos bens e serviços usados para produzi-lo, ou por quanto ele pode ser vendido no mercado. Todo o pensamento econômico neoclássico (base do pensamento de Piketty) está fundado numa tautologia. A taxa de retorno do capital depende essencialmente da taxa de crescimento, porque o capital se valoriza na base do que produz e não pelo que utilizou para a sua produção. O seu valor é fortemente influenciado por condições especulativas, e pode ser seriamente distorcido pela famosa “exuberância irracional” que Greenspan supôs detetar como característica dos mercados imobiliário e de ações. Se subtrairmos habitação e imóveis – para não falar do valor das coleções de arte dos hedge funders– a partir da definição de capital (e a razão para a sua inclusão é bastante débil), então a explicação de Piketty para o aumento das desigualdades de riqueza e rendimento desabaria, embora a sua descrição do estado das desigualdades passadas e presentes ainda ficassem de pé".
Fonte: Diario Liberdade
Continue lendo >>
OS ARQUIVOS SNOWDEN
A História Secreta do Homem mais procurado do Mundo! Este livro conta os bastidores das ações de Edward Snowden e dos jornalistas que enfrentaram a pressão dos governos norte-americano e britânico para conseguir um furo histórico. O que se seguiu foi o mais espetacular vazamento de segredos de Estado de todos os tempos, realizado por um homem extraordinário. Os desdobramentos deste vazamento estremeceram as relações de líderes políticos de todo o mundo, de Barack Obama ao primeiro ministro britânico David Cameron, passando pelos presidentes da França, da Indonésia, pela chanceler alemã Angela Merkel, e até mesmo por Dilma Roussef e o alto escalão do governo brasileiro. Edward Snowden, um jovem gênio da computação trabalhando para a NSA, Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, alertou o mundo para o modo como a poderosa organização vinha usando as novas tecnologias para ter acesso a informações privadas até mesmo de insuspeitos cidadãos norte-americanos. O mundo da espionagem chama isso de 'controle da internet'. Outros chamam de morte da privacidade. Fonte:Ler é Mais Continue lendo >>
domingo, 18 de maio de 2014
NINGUÉM ME CONTOU EU VI - SEBASTIÃO NERY
Os textos deste livro, ao englobar seis décadas de História, formam um impressionante arquivo de biografias, fatos e revelações envolvendo os grandes nomes da política brasileira, desde a Era Vargas até a presidente Dilma Rousseff. Sebastião Nery, um dos maiores e mais polêmicos jornalistas brasileiros, reúne aqui seus melhores textos, revelações e reminiscências. E nos oferece um livro histórico, imprescindível para se entender o Brasil dos últimos 60 anos.
Fonte: Editora Geração
Continue lendo >>
O QUE O FILHO DE JOE BIDEN FAZ NA UCRÂNIA?
Mais uma vez se constata a participação dos EUA em áreas estratégicas de países em conflito.
Dessa vez é o filho do vice-presidente Joe Biden assumindo a diretoria da maior empresa de gás na Ucrânia.
O filme se repete. Anos atrás foi o vice Dick Cheney com a Halliburton no Iraque.
A história não surpreende, apenas confirma como os EUA jogam na geopolítica mundial.
Fonte: jornal A Hora do Povo
Continue lendo >>
sexta-feira, 9 de maio de 2014
CAPITAL - Thomas Piketty
Lendo algumas coisas que sairam na imprensa sobre o livro do economista francês Thomas Piketty, fiquei com a sensação de que a leitura do livro, Capitalismo no Século XXI, é urgente e obrigatória pra entendermos como se dá a desigualdade social na nossa "moderna" sociedade. A revista Piauí desse mês tras dois artigos muito bons sobre o assunto.
Pequeno trecho do que saiu na revista."Thomas Piketty foi catapultado para o mundo das estrelas com a recente tradução para o inglês de seu livro O Capital no Século XXI. Por semanas na lista dos mais procurados da Amazon, atingiu dimensões virais e virou assunto de blogs, tuítes e programas de televisão. Vendeu, em um mês, mais do que qualquer outro livro da Harvard University Press em 101 anos. Nenhuma obra de economia teve um histórico tão explosivo. O Capital original, aquele com K, mudou o mundo, mas Marx já estava..."
Continue lendo >>
SAIBA QUEM SÃO OS CAMBISTAS DA FIFA
Mais uma vez Andrew Jennings tira o sono dos mafiosos do futebol. Livro recém lançado, Um Jogo Cada Vez Mais Sujo, conta a história de quem está por tras da venda dos ingressos para os jogos da Copa. Em tempos de Copa o livro de Andrew Jennings se torna indispensável.
Fonte: APublica
Continue lendo >>
quinta-feira, 1 de maio de 2014
LIVRO OPERAÇÃO BANQUEIRO
Livro escrito pelo jornalista Rubens Valente, relata a história de um banqueiro que reúne consigo todo o poder que alguém pode concentrar para andar livremente cometendo crimes sem ser punido por ninguém, numa espécie de super herói em quadrinhos. Seus crimes foram cometidos em dois governos, FHC e Lula e, muito provável, esteja operando ainda no governo Dilma. O retrato pintado pelo jornalista sobre o judiciário é algo assustador. A maior corte de justiça do país absolve o banqueiro mesmo recebendo provas de que seu banco havia cometido vários crimes financeiros. Não bastasse isso, o presidente da suprema corte não aceita ser contrariado pelos seus colegas de trabalho, levando o presidente da corte às ofensas e agressões verbais aos seus desafetos. Operação Banqueiro poderia suscitar uma ampla discussão sobre as contradições e polêmicas que a crise no judiciário brasileiro vem passando nos últimos anos. O programa Roda Viva convidou o jornalista Rubens Valente para falar sobre o livro. Vale a pena assistir ao programa como complemento e também como esclarecimento a respeito de algumas dúvidas que talvez o livro não tenha esclarecido. Obra importante para entender o momento atual do nosso país. Continue lendo >>
Assinar:
Postagens (Atom)