domingo, 29 de agosto de 2010

STALLONE, TED TURNER E A PATAGONIA

“Procurei todas as autoridades deste país, sem sucesso, e só aceitei doar a coleção para uma empresa estrangeira como a Benetton com a condição de que as peças nunca sairiam da Patagônia”, contou.
A iniciativa custou US$ 800 mil, pagos pela família italiana Benetton, dona de 900 mil hectares divididos em três fazendas argentinas. Ali, a empresa cria ovelhas para abastecer 15% de seu consumo de lã. Desde 1991, a Benetton assumiu o controle de um dos maiores latifúndios da região, a Compañia de Tierras Sud Argentino. Foi com esta empresa que o lendário assaltante americano Butch Cassidy negociou cavalos e terras, com o pseudônimo de Santiago Ryan. Em 1901, Butch Cassidy e seu companheiro Sundance Kid montaram esconderijo em Cholila, a 40 quilômetros de Leleque. Ali viveram até 1905, segundo relatos, fotos e documentos expostos no museu. Perseguidos pelos investigadores da Agência Pinkerton, eles acabaram mortos a tiros na Bolívia, em
1915."



"Moradores da região temem a presença de proprietários de terras americanos, como o ator Sylvester Stallone e o magnata das comunicações Ted Turner, criador da rede de tevê CNN. Suas fazendas ficam próximas das estâncias turísticas banhadas pelos lagos azulados e entremeadas pela vegetação colorida da Patagônia. Stalone e Turner são os pioneiros de uma nova fase de ocupação do paraíso argentino. Para os habitantes da miserável e pobre Cholila de Butch Cassidy, a chegada dos investidores americanos representa mais uma etapa da exploração predatória de uma terra que nunca lhes pertenceu. Mesmo depois de 13 mil anos de ocupação."

TRECHOS RETIRADOS DO TEXTO, "HORIZONTE PERDIDO" -

FONTE:www.istoe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário