domingo, 29 de agosto de 2010

SERÁ QUE ESSE VAI SAIR EM CAPA DE REVISTA COMO TERRORISTA?

RONALD BIGGS


Ronald Biggs, cidadão inglês, em 1963, juntamente com alguns companheiros, assaltou o trem pagador que ia de Glasgow (Escócia) para Londres. Foi o crime mais audacioso da história da Inglaterra.

Aloysio Nunes Ferreira, cidadão brasileiro, em 10 de agosto de 1968, juntamente com alguns companheiros, assaltou o trem pagador da Estrada de Ferro Santos-Jundiai. Foi mais um dos crimes que vinham ocorrendo naquele ano.

Ronald Biggs não tinha antecedentes criminais.

Aloysio Nunes Ferreira tinha. Era membro do Partido Comunista Brasileiro em 1963, mas, partidário da luta armada, ingressou na Ala Marighella.

Como Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São Paulo), participou de ocupação dessa Faculdade, ameaçando incendiá-la caso a policia a invadisse. Disse dispor, na ocasião, de mais de cem coquetéis molotov.

"Desapareceu", abdicando de seu nome, assumindo na clandestinidade os codinomes Mateus, Beto, Lulu, convivendo, então com o grupo de Marighella, de quem era o motorista.

Ronald Biggs e seu bando roubaram cerca de 4 milhões de dóllares com intenção de gozar a vida.

Aloysio Nunes Ferreira e outros terroristas roubaram do trem pagador com o torpe motivo de financiar a luta armada que culminaria na instauração da ditadura comunista no Brasil.

Ronald Biggs foi preso mas conseguiu evadir-se, fugindo para o Brasil, onde, graças à benevolência das nossas leis, permaneceu sem ser molestado durante 36 anos, vivendo honestamente e com tranqüilidade como um cidadão comum.

Aloysio Nunes Ferreira, em outubro de 1968 participou do assalto ao carro pagados da empresa Massey-Ferguson e em novembro do mesmo ano, usando passaporte falso, viajou para Paris, de onde coordenava as ligações de Cuba com os comunistas brasileiros.

Durante os três anos de permanência em Paris, filiou-se ao Partido Comunista Francês, envolveu-se no movimento sindical e foi professor da Universidade de Besançon. Negociou com o presidente argelino Houri Chedid Boumedienne para que terroristas brasileiros recebessem treinamento militar na Argélia.

Ronald Biggs, em maio de 2001, saudoso da sua terra, resolveu entregar-se às autoridades inglesas, confiante em que, com 72 anos de idade e doente, obteria benevolência redução de sua pena.

Aloysio Nunes Ferreira,graças à Lei da Anistia de 1979, lei essa propositalmente mal formulada, retornou ao Brasil e ingressou na política. Foi um dos fundadores do PMDB e elegeu-se deputado estadual e vice-governador de São Paulo(1991-1994). Foi também eleito deputado federal.

Ronald Biggs teve recentemente negado o pedido de redução da pena de 30 anos a que foi condenado em 1963. Seus advogados estão recorrendo, mas, se nada conseguirem, certamente Ronald Biggs morrerá na prisão por ter participado de um assalto a um trem.

Aloysio Nunes Ferreira foi escolhido pelo presidento FHC para ser seu secretário particular. Note-se que todos os documentos destinados ao presidente passariam necessariamente pelas mãos do secretário.

O mais impressionante é que o nosso Ronald Biggs é agora o Ministro da Justiça e tem a seu cargo a Polícia Federal.

Alem do combate ao crime organizado, ao narcotráfico e ao terrorismo, Aluysio Nunes Ferreira poderá usar a Polícia Federal para investigar denúncias de irregularida –des reais ou forjadas, contra aqueles que ousem interpor-se aos seus desígnios ou que surjam como ameaça à eleição do seu preferido.

FONTE:www.mail-archive.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário