"O velho Uri Avnery tem 89 anos e ainda luta. O escritor mundialmente conhecido ainda é um dos maiores guerreiros da esquerda de Israel, ainda exige paz com os palestinos, paz com o Hamas e um estado palestino nas fronteiras de 67 – com pequenos acertos de território para um lado e para o outro. Ainda crê que Israel poderia ter paz, amanhã ou na semana que vem. Se Netanyahu quisesse paz. “A desventura de um otimista incorrigível” – assim ele descreve o próprio destino. Ou talvez seja, na verdade, só um mágico?" Fonte:Outras Palavras Continue lendo >>
domingo, 9 de dezembro de 2012
ENTREVISTA COM LATUFF
"Em entrevista a nossa correspondente no México, cartunista brasileiro cuja arte corre o mundo sustenta: "comunicador precisa escolher seu lado"
As caricaturas em forma de história em quadrinhos do desenhista brasileiro Carlos Latuff conseguiram transpor fronteiras. Fizeram isso durante o ataque de Israel à Faixa de Gaza, no Território Ocupado Palestino; durante a Primavera Árabe, no Egito; e até mesmo nas últimas eleições mexicanas, para evidenciar a fraude eleitoral. Ele tem trabalhos sobre o movimento das Mães de Maio de São Paulo, sobre a guerra na Síria, sobre a luta da APPO (Assembleia Popular dos Povos em Oaxaca) e sobre o duopólio da mídia composto pela Televisa e pela TV Azteca, recentemente denunciado pelo movimento Yosoy132".
Fonte:Diario Liberdade
Continue lendo >>
sábado, 8 de dezembro de 2012
Tropa Inglesa no Afeganistão e seus crimes
"Três garotos afegãos de 12,14 e 16 anos e um jovem de 18 anos foram assassinados por tropas britânicas, possivelmente forças especiais, enquanto tomavam chá, conforme a denúncia apresentada agora pelos advogados da família ao secretário britânico da Defesa, Philip Ham-mond, exigindo a apuração. O crime aconteceu em 18 de outubro na aldeia de Loi Bagh em Nad Ali, na província de Helmand, onde as forças inglesas operam desde 2006". Fonte: A Hora do Povo Continue lendo >>
A guerra dos drones: uma guerra sem regras
"Desde o começo da guerra no Afeganistão em fevereiro de 2002 os EUA não pararam de aumentar seu arsenal de drones, esses aviões militares sem piloto. Atualmente o exército americano e a CIA possuem entre 6 mil e 7 mil deles. Inicialmente essas armas eram empregadas raramente para atacar alvos essenciais. Hoje os EUA as têm em abundância e os drones podem de agora em diante ser utilizados para atacar toda sorte de alvos. Os drones são a nova arma de uma guerra sem regras nem fronteiras".
Fonte: a Hora do Povo
Continue lendo >>
AVAAZ.ORGANIZE CRIME
"Pouco tempo depois da operação psicológica especial designada 11/Set, o general Wesley Clark, antigo comandante supremo da OTAN (Organização Terrorista do Atlântico Norte) encontra-se, no Pentágono, com um oficial do estado-maior que o convida a consultar um documento confidencial saído do Ministério da Defesa dos EUA e que estipula que, nos cinco anos seguintes, os EUA irão invadir ("libertar" na linguagem orwelliana) sete países: o Iraque, a Síria, o Líbano, a Líbia, a Somália, o Sudão e o Irão".
Artigo de Dominique Guillet relata as coincidências dos países que estão em conflitos com a estratégia dos EUA de "libertar" o mundo.
Fonte: Resistir.info
Continue lendo >>
HUGO BOSS, o alfaiate do nazismo
"Chamava-se Hugo. Era alemão. Rondava os 40 anos quando fundou uma pequena loja de moda, em Metzingen, onde foi dado à luz.
Seis anos depois abriu falência. Desesperado, resolveu dar a volta à crise: ingressou no Partido Nazi – e a sua vida rapidamente mudou. Corria o ano de 1931."
Fonte: Resistir.info
Continue lendo >>
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Médicos Gregos não têm luvas, nem jalecos
Autoridades da saúde da União Europeia informaram que, pela falta de verbas oriunda da crise econômica, hospitais gregos estão sendo obrigados a deixar de aplicar regras elementares de higiene. Entre outras situações, os médicos nesses hospitais estão trabalhando sem luvas e sem jalecos, e até sem álcool para assepsia. Há riscos sérios de surtos epidêmicos de doenças contagiosas. Fonte:blog do Renatão Continue lendo >>
“Como o bom jornalismo pode sobreviver”
"Haverá, em vinte ou trinta anos ainda carros? Facebook? iPhones? Não sabemos. Haverá, em vinte ou trinta anos, jornais? Também não sabemos. Mas o que sabemos é: daqui a duas ou três décadas, as pessoas ainda precisarão se locomover, por isso terão algum meio de transporte. Igualmente, as pessoas ainda não conseguirão se informar sobre todos os assuntos por contra própria, muitos não vão querer ter o trabalho de selecionar tudo e, por consequência, existirão pessoas cujo trabalho será auxiliá-las nisso. Provavelmente, esses profissionais serão chamados de jornalistas. Enquanto houver palavras, haverá jornalismo para escrevê-las. E essa profissão continuará sendo umas das mais bonitas do mundo".
Fonte: Observatório da Imprensa
Continue lendo >>
NOTA DE SOLIDARIEDADE A DOM PEDRO CASALDÁLIGA
"Ao se aproximar a desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsèdè, uma das pessoas mais visadas pelos invasores é o bispo emérito de São Félix do Araguaia, a quem estão querendo imputar a responsabilidade pela demarcação da área Xavante".
Fonte: Brasil de Fato
Continue lendo >>
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
HOLLANDE FINANCIA OPOSIÇÃO SÍRIA
Pergunta ao "socialista" Hollande: "Como reagiriam o Eliseu e o povo francês se um governo estrangeiro - por exemplo, a própria Síria - decidisse entregar vários milhões de dólares para tirar Hollande do poder, sendo que foi eleito nas urnas por uma maioria da população?"
Fonte: Diario Liberdade
Continue lendo >>
"NÃO TOCO EM ISRAEL" - ROGER WATERS
"Em 1980, uma canção que escrevi, Another Brick in the Wall (Part 2), foi proibida pelo governo da África do Sul porque estava sendo usada por crianças negras sul-africanas para reivindicar o seu direito a uma educação igualitária. Esse governo de apartheid impôs um bloqueio cultural, por assim dizer, sobre algumas canções, incluindo a minha. Vinte e cinco anos mais tarde, em 2005, crianças palestinas que participavam num festival na Cisjordânia usaram a canção para protestar contra o muro do apartheid israelita. Elas cantavam: “Não precisamos da ocupação! Não precisamos do muro racista!” Nessa altura, eu não tinha ainda visto com os meus olhos aquilo sobre o que elas cantavam. Um ano mais tarde, em 2006, fui contratado para atuar em Telavive. Palestinos do movimento de boicote acadêmico e cultural a Israel exortaram-me a reconsiderar. Eu já tinha me manifestado contra o muro, mas não tinha a certeza de que um boicote cultural fosse a via certa. Os defensores palestinos de um boicote pediram-me que visitasse o território palestino ocupado para ver o muro com os meus olhos antes de tomar uma decisão. Eu concordei". Fonte:Diario Liberdade Continue lendo >>
AREOPAGÍTICA, 368 ANOS DEPOIS
"Na verdade, 368 anos e seis dias: o famoso panfleto em prosa do poeta John Milton foi apresentado ao Parlamento inglês no dia 23 de novembro de 1644, o relatório do lorde-juiz Brian Leveson, com 1.977 páginas, foi apresentado à mesma Casa na quinta-feira, 29 de novembro".Alberto Dines
Fonte: Observatório da Imprensa
Continue lendo >>
UM DOCUMENTO COM LUGAR NA HISTÓRIA
"O relatório da comissão presidida pelo juiz Brian Leveson sobre a indústria do jornalismo na Grã-Bretanha e suas relações com o Estado e a sociedade é um dos mais importantes documentos sobre a nossa atividade da história recente".Carlos Eduardo Lins e Silva
Fonte: Observatório da Imprensa
Continue lendo >>
MAIOR PRISÃO A CÉU ABERTO 3 - NOAM CHOMSKY
"Os Acordos de Oslo planejavam duas usinas de dessalinização, imprescindíveis em função da aridez da região. Uma, instalação muito avançada, foi construída – em Israel. A segunda é em Khan Yunis, sul da Faixa de Gaza. O engenheiro encarregado de tentar obter água potável para a população explicou que essa usina foi projetada de forma tal que é incapaz de usar água do mar, ela depende de reservas subterrâneas, um sistema mais barato que, no entanto, degrada o aquífero já deficiente. Mesmo assim, a água é limitadíssima. A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), que cuida dos refugiados (mas não dos outros moradores de Gaza), recentemente lançou um relatório advertindo que os danos ao aquífero podem em breve tornar-se "irreversíveis", e que, sem ações reparadoras, Gaza talvez deixe de ser um "local habitável" em 2020".
Fonte: A Hora do Povo
Continue lendo >>
"NO" - Pablo Larrain
"No (não), de Pablo Larraín, filme chileno que encerra com chave de ouro a “trilogia da era Pinochet”, chega aos cinemas brasileiros dia 21 de dezembro, para mostrar o imenso poder da alegria e da ousadia contra uma das mais brutais ditaduras da América Latina. Larraín, de 36 anos, iniciou seu doloroso retrato da “era Pinochet” com Tony Manero (2008), narrando a história de um chileno obcecado pelo personagem de John Travolta em Embalos de Sábado à Noite. Só que, ao invés de um filme escapista, realizou um drama corajoso e perturbador sobre tempos sombrios. Prosseguiu com filme ainda mais denso e tenso, Post Morten (2010)". Brasil de Fato
Mais informação sobre o filme no site OLHARES SEM PELÍCULA
Continue lendo >>
ROGER AILES É MAIS PODEROSO QUE MURDOCH
Artigo de Bob Woodward no Washington Post, revela que presidente da Fox News, Roger Ailes, usou funcionários seus para convencer o general David Petraus a se candidatar a presidente do Afeganistão. Ailes disse que faria de tudo para que Petraus ganhasse a eleição. Fonte: Washington Post Continue lendo >>
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
BANDEIRINHA RICHARD NIEUWENHUIZEN É ESPANCADO ATÉ A MORTE
"Tudo aconteceu durante uma partida de futebol juvenil, entre o SC Buitenboys e o Nieuw Sloten, equipa de Amesterdão. Logo após o apito final do encontro, Richard Nieuwenhuizen, árbitro de 41 anos, foi abordado e agredido por elementos da equipa visitante.
De acordo com a descrição feita pela AFP, já no chão, o fiscal de linha terá sido esmurrado e pontapeado na cabeça, isto já depois de ter sido várias vezes insultado durante o encontro".
Fonte: Publico
Continue lendo >>
Marcadores:
VIOLÊNCIA
AMAZÔNIA PÚBLICA
Site reúne reportagens sobre a situação da Amazônia. Mais um grande trabalho das meninas da Pública.
Fonte: Publica
Continue lendo >>
DÉCIO PIGNATARI
Livro reúne crônicas do poeta escritas enquanto esteve no jornal Folha de São Paulo.
Vale a pena a leitura do livro.
Descanse em paz.
Continue lendo >>
ARAB SHORTS
Site reuniu durante 3 anos, 139 filmes de diretores árabes. É possível assistir muitos deles no própria página.
Endereço da página: Arab Shorts
Continue lendo >>
WHITE TIGER
"Karen Shakhnazarov explicou que o filme foi criado em apenas três meses e meio, e a maioria das cenas de batalha foram filmadas ao vivo, dispensando qualquer computação gráfica. O próprio diretor determinou o gênero do filme como fantasia e misticismo, imersos na realidade da guerra. O cienasta confessou que o "Tigre Branco" foi a sua primeira obra sobre a guerra, e ele resolveu fazê-la justamente agora quando a verdade sobre a Grande Guerra Patriótica está fazendo uma grande falta no cinema moderno". Fonte:Diário da Rússia Continue lendo >>
Marcadores:
Filme-Cinema
SAMOUNI STREET
Samouni Street é uma animação feita por crianças palestinas, onde relatam toda violência cometida por soldados israelenses em um vilarejo onde moravam. A animação é impressionante e o impacto dos testemunhos dessas crianças é muito forte. Link do vídeo Samouni Street Continue lendo >>
domingo, 2 de dezembro de 2012
DOCUMENTÁRIO - ¿EN OAXACA NO PASA NADA?
2006, Oaxaca, México. Greve de professores foi brutalmente reprimida pelo governo local. População decide expulsar as autoridades e governar a si mesmo. Após seis meses, o presidente Fox enviou forças especiais da polícia para "restaurar a ordem"
Fonte: Cine Rebelde
Continue lendo >>
Marcadores:
DOCUMENTÁRIO
ABBY MARTIN
Abby Martin além de ser muito bonita, é muito competente também. É possível assistir a vários videos da jornalista no youtube. Abby faz duras criticas à midia, tanto a dos EUA quanto a britânica. Ela mostra em seu programa como é parcial e injusta a cobertura do conflito Israel/Palestina. No programa apresentado por Abby há um quadro maravilhoso que se chama, Weapons of Mass Distraction Continue lendo >>
Marcadores:
Jornalismo
MAIS ESPIÕES, AGORA DO PENTÁGONO
O Pentágono vai enviar centenas de espiões adicionais no exterior, como parte de um ambicioso plano para montar uma rede de espionagem que rivaliza com a CIA em tamanho.
Fonte: Washigton Post
Continue lendo >>
DEAR MANDELA
Quando suas favelas estão ameaçadas de despejo em massa, três "jovens leões" de origem da África do Sul nova geração dos barracos e tomar o seu governo ao mais alto tribunal do país, colocando as promessas de democracia para o teste.
VENCEDOR - Grande Prêmio do Júri, Brooklyn Film Festival
VENCEDOR - Melhor Documentário, Brooklyn Film Festival
Vencedor - MELHOR DOCUMENTÁRIO DO SUL AFRICANO, Durban Int. Festival de Cinema
Filmes Golden Butterfly, que o Festival Matéria - VENCEDOR
VENCEDOR - Melhor Documentário, Montreal International Film Festival Preto
CANDIDATO - Melhor Documentário, Filme África Academy Awards
"Mexer, sugestivamente baleado, lucidamente editado ... merece uma distribuição mais ampla." - Variedade
"Um retrato belo e perspicaz." - A África é um país
"Emocionante ... um apelo à acção, tanto quanto é uma acusação de um governo que perdeu o rumo" - Charl Blignaut, City Press
"Apaixonante" - Revista Mahala
"Deixa-nos com questões poucos se atreveram a perguntar sobre a nova África do Sul" - Marie Huchzermeyer, autor de cidades com 'favelas'
Fonte: Dear Mandela
Continue lendo >>
O Oriente não é apenas adjacente à Europa; é também o lugar das maiores, mais ricas e mais antigas colônias européias, a fonte de suas civilizações e línguas, seu rival cultural e uma de suas imagens mais profundas e mais recorrentes do Outro. Além disso, o Oriente ajudou a definir a Europa (ou o Ocidente) com sua imagem, idéia, personalidade, experiência contrastante. (SAID, pp. 27-8).
Fonte: Blog do Diego
Continue lendo >>
WIVES CUBAN
"É justamente essa história, das cinco mulheres, que o documentarista italiano Alberto Antonio Dandolo conta em seu último trabalho, The Cuban Wives [As Esposas Cubanas]. A proposta, conforme explicou em entrevista a Opera Mundi, é mostrar como vivem as esposas, mães e filhas dos cinco. “O documentário, em primeiro lugar, é um documentário de investigação humana, antes se ser político. Como cinco mulheres, ou cinco famílias, podem viver nessa condição absurda e lutando todo esse tempo pelo regresso dos familiares, dos homens que amam?”
Fonte: Opera Mundi
Continue lendo >>
Marcadores:
DOCUMENTÁRIO
"FLOTILHA DA LIBERDADE" LATINO-AMERICANA
Organizações de diversos países latino-americanos lançaram neste sábado (01/12) uma campanha para enviar frotas marítimas a Faixa de Gaza em uma tentativa de furar o bloqueio israelense à região. A iniciativa, chamada de Flotilha da Liberdade da América Latina, foi anunciada no evento final do Fórum Social Mundial Palestina Livre e arrancou os aplausos da plateia.
Opera Mundi conversou com alguns dos ativistas envolvidos no mais novo movimento de solidariedade ao povo palestino que passou a integrar uma extensa rede de organizações internacionais. É a primeira vez que ativistas latino-americanos organizam uma flotilha ao território palestino; até então, sua participação ficou restrita ao apoio e à presença de algumas pessoas nas embarcações.
Fonte: Opera Mundi
Continue lendo >>
FUTEBOL E A CAUSA PALESTINA
Jogadores de futebol que atuam na Europa assinaram um manifesto em que pedem a transferência para outro país do Campeonato Europeu Sub-21, previsto para Israel. Os atletas, na sua maioria de origem africana, lembram que em novembro Israel bombardeou um estádio na Palestina, matando quatro meninos que jogavam bola, e ainda que nas prisões israelenses estão detidos futebolistas palestinos sem mandado ou acusação.
Fonte: Blog do Renatão
Continue lendo >>
sábado, 1 de dezembro de 2012
LADIE'S TURN
Documentário relata a luta de senegalesas para jogar futebol. Fonte: AFRICA IS A COUNTRY Continue lendo >>
REI DO PETRÓLEO - A VIDA SECRETA DE MARC RICH
"Rei do Petróleo revela a vida do negociante, financista e um dos mais bem-sucedidos e controversos comerciantes de commodities da atualidade, Marc Rich, visto por muitos como o “diabo”. Com acesso total a ele, sua família e associados, o jornalista Daniel Amman mostra que o bilionário não é santo, nem tão pouco pecador. Figura-chave na invenção do mercado spot, pela primeira vez Rich fala sobre sua vida privada e nos apresenta o homem desprezado por fazer negócios com o Irã, por participar da apartheid na África do Sul, por ter sido acusado de ser o maior fraudador de impostos da história dos Estados Unidos e depois receber o perdão presidencial, pelo então presidente americano Bill Clinton, que apenas retirou as queixas após o pagamento de $100,00 milhões de dólares. Esta biografia lança uma nova luz em um dos empresários internacionais mais polêmicos de todos os tempos". Fonte: Novo Século Continue lendo >>
"MUITO ALÉM DO PESO"
Os dados são alarmantes: 56% das crianças brasileiras com menos de um ano bebem refrigerante – até mesmo em mamadeira. Um pacote de biscoito recheado equivale a oito pães franceses. Em cada cinco crianças obesas, quatro serão obesas no futuro. A maior parte das crianças brasileiras passa mais tempo em frente à televisão do que na escola. Redes de fast-food, em suas informações nutricionais, trocam a palavra “açúcar” por “carboidrato”. O filme “Muito além do peso”, de Estela Renner e Marcos Nisti, que estreou na semana passada e está em cartaz no Rio de Janeiro no cinema Arteplex, fala justamente não só sobre o problema da obesidade infantil, mas do sobrepeso – 30% das crianças brasileiras estão acima do peso. E de como isso pode interferir na saúde e no futuro desta geração.
Fonte: blog do Miro
Continue lendo >>
Assinar:
Postagens (Atom)